domingo, 8 de maio de 2011

Área de atuação: #2 Eletrônica de Potência

       Dando início a continuação das apresentações das áreas que o curso de engenharia eletrônica da UTFPR enfatiza, continuaremos hoje com a eletrônica de potência.
O profissional que se volta para esta área é responsável pelo desenvolvimento de circuitos eletrônicos que atuam com qualidade e eficiência no processamento de energia elétrica. A eletrônica de potência é geralmente caracterizada pelo uso de retificadores a diodos ou tiristores na conversão CA-CC (Corrente Alternada - Corrente Contínua). Geralmente os circuitos desenvolvidos na área de eletrônica de potência distorcem as ondas de sinais elétricos de tensão e corrente (gerando as chamadas distorções harmônicas).

Comportamento do circuito e a forma de onda na saída em um retificador de meia onda. Fonte:http://members.fortunecity.com/emersoneletronica/diodos.htm
Diversos tipos de retificadores de Silício.
Fonte: http://www.fazano.pro.br/port98.html

Esta área da eletrônica é aplicável em diversos segmentos e pode ser facilmente encontrados em processos automatizados visando o aumento da produtividade industrial.
Atualmente no Brasil diversas empresas desenvolvem equipamentos envolvendo eletrônica de potência, podemos citar a “Festo- automação e controles industriais”, que utilizam esta parte da eletrônica aplicada em sistemas mecânicos. No Paraná podemos encontrar a “BIS Brazil Industrial Solutions”  localizada na capital do estado. Na região de Campo Mourão existem diversas empresas de automação em diversas áreas, mas a que se destaca em especial é a agroindustrial.
Se você ficou curioso e quer buscar mais informações visite os links abaixo!
E para a próxima semana vamos comentar sobre a área de Automação e Controle, área esta que também atrai muitos estudantes.
Portanto, uma boa semana a todos e bons estudos!!

Fiquem ligados nas notícias do blog e nas novidades do CA.
Conheçam também a página do CADEE no Facebook e não deixem de curtir! 

Links:
Eletrônica de Potência (pós-graduação na Unicamp)
(vol. 7, nº 1, nov 2002)

Nenhum comentário:

Postar um comentário