domingo, 15 de maio de 2011

Área de atuação: #3 Automação Industrial e Controle

Olá galera. Damos continuidade sobre as áreas de atuação com um dos ramos mais procurados para se trabalhar na indústria e onde o curso de engenharia eletrônica da UTFPR de Campo Mourão tem como área de concentração: a automação industrial e controle.
O profissional formado em engenharia eletrônica que se volta para esta área possui o domínio de diversas características do ramo de eletrônica (como eletrônica de potência, desenvolvimento de softwares e circuitos destinados para a automação). Ele é responsável por projetar e executar manutenção em equipamentos desenvolvidos para serem aplicados no ramo industrial; pela programação da máquina e adaptação de softwares aos processos industriais e, em empresas que já possuem sistema de automação, ele opera e mantém estes sistemas instalados.
Esta área se desenvolveu na revolução industrial, mas ganhou força no sistema Toyotista de produção, pois este sistema tem como objetivo diminuir o tempo de produção, evitar perdas e manter a qualidade do produto a ser comercializado.

Linha de montagem da Ford no início do séc XX
(Fonte:  http://www.percursos.net/rec_csfc_un6_tf1.htm)

No Brasil, o primeiro curso de controle foi ofertado em 1953 para os alunos de Engenharia Eletrônica do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). E a partir dos anos 80 o curso começou a ser ofertado em mais universidades.
                           De acordo com a elaboração da Portaria 1694/MEC/94 (Brasil, 1994), foi estabelecido que: “A Engenharia de Controle e Automação é uma habilitação específica que tem sua origem nas áreas Elétrica e Mecânica do curso de Engenharia” (Art. 1º). Isso permitiu rápido crescimento do curso de Engenharia de Controle e Automação, que passou de 8 em 1996 para 60 em 2005.” (Wikipedia, Engenharia de Controle e Automação. Disponível em: < http://pt.wikipedia.org/wiki/Engenharia_de_automa%C3%A7%C3%A3o> Acesso em 15 de maio de 2011)

A pirâmide da Automação
(Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Piramidedaautomacao.jpg)


Em relação à área de trabalho podemos generalizar bastante, pois atualmente toda indústria possui um sistema de automação que vai desde o mais simples ao mais elaborado possível e isso facilita um pouco a procura de vagas para trabalho. Porém a maior quantidade de empregos ainda está no eixo Rio-São Paulo. 

Linha de montagem da Fiat em Betim-MG
 (Fonte: https://pitstopbrasil.wordpress.com/tag/betim/)

Nas indústrias que migraram para cidades do Nordeste também há possibilidade de vagas. No Paraná existem diversas áreas que se pode trabalhar neste ramo, desde a indústria automotiva localizada na capital do estado como a Agroindustrial espalhada pelo interior paranaense.

Trabalhador operando máquinas controladas por computador em
fábrica de peças de alumínio (Fonte: Getty Images)

Realmente a área é muito abrangente. As possibilidades e oportunidades disponíveis são inúmeras, uma vez que as próprias indústrias interessadas investem em melhorias dos cursos ofertados. Se você se interessou acesse os links abaixo e saiba mais.

Então é isso pessoal, para a próxima semana falaremos um pouco sobre a Robótica. 

Boa semana a todos e até a próxima!

Fiquem ligados nas notícias e novidades do CADEE!

Links:



Um comentário:

  1. Preciso urgente de segurança eletronica em betim. Estou fazendo orçamento para segurança eletrônica em betim. Obrigada!

    ResponderExcluir