domingo, 29 de maio de 2011

Área de atuação: #4 Robótica

   Galera, antes de tudo gostaria de pedir desculpas pelo atraso no post semanal. Devido a provas e reuniões do CADEE não pudemos fazer um post a tempo para vocês. Portanto hoje voltamos ao normal e falaremos um pouco de uma área que é considerada como conseqüência das áreas de automação e a micro eletrônica que é a robótica.
   A robótica surgiu com a necessidade de se realizar tarefas com precisão e eficiência, e também atuar em cenários onde há riscos para atividade e dificuldade para a atuação humana. Esta área se preocupa no desenvolvimento de dispositivos mecânicos para a realização de atividades feitas pelo homem, tais dispositivos denominados Robôs.
 Devido as várias diferenças em função de características e propriedades, existem diversas classes de robôs que se diferenciam em suas aplicações e formas de trabalhar.
Tipos de Robôs:

  • Robôs Inteligentes: são manipulados por sistemas multifuncionais controlados por computador, são capazes de interagir com seu ambiente através de sensores e de tomar decisões em tempo real. Atualmente dedica-se grandes esforços no desenvolvimento desse tipo de robô.
  • Robo japonês jogador de Jó-Ken-Pô
    (Fonte: 
    http://documentotupiniquim.com/?tag=robo)
  • Robôs com controle por computador: são semelhantes aos robôs inteligentes, porém não tem a capacidade de interagir com o ambiente. Se estes robôs forem equipados com sensores e software adequado, se transformam em robôs inteligentes.
Robô controlado por Kinect
(Fonte: http://flasholandia.blogspot.com/2010/11/robo-controlado-pelo-kinect.html
)
  • Robôs de aprendizagem: se limitam a repetir um sequência de movimentos, realizados com a intervenção de um operador ou memorizadas.
Robô criado por cientistas da Universidade de Tóquio com a companhia Panasonic é,
de uma série de protótipos, desenhados para cumprir tarefas doméstica
(fonte: 
http://vemkomtudo.blogspot.com/2009/06/robo-domestico.html)

  • Manipuladores: são sistemas mecânicos multifuncionais, cujo sensível sistema de controle permite governar o movimento de seus membros das seguintes formas:
    • a) manual, quando o operador controle diretamente os movimentos; 
    • b) de sequência variável, quando é possível alterar algumas das características do ciclo de trabalho.

   Pode ser extremamente interessante realizarmos a classificação dos robôs do ponto de vista do controle de seus movimentos, admitindo as seguintes configurações:
  1. Sem controle-servo: é o programa que controla o movimento dos diferentes componentes do robô, se realiza em um posicionamento "ponto-a-ponto" no espaço.
  2. Com controle-servo: este tipo de controle permite duas formas de trabalho:
    • a) controle dos movimentos dos membros do robô em função de seus eixos. Os movimentos podem ser realizados ponto-a-ponto ou com trajetória contínua. 
    • b) os movimentos se estabelecem da respectiva posição de seus eixos de coordenada e da orientação da mão ferramenta do robô.
Hexapod controlado por joystick
(Fonte: http://www.machinesthatgobing.com/toys/lynxmotion-bhr1-spider-robot/)



   Esta classificação não pretende ser rígida, também existem sistemas que estão limitados a um controle misto computador-operário. Algumas referências bibliográficas classificam os robôs com controle por computador como de 1ª geração e os robôs inteligentes de 2ª geração.
  A Robótica é uma área multidisciplinar, que busca o desenvolvimento e a integração de técnicas de algorítimos para a criação de robôs. Sendo desenvolvida através da “segunda revolução industrial”, a robótica envolve matérias como engenharia mecânica, engenharia elétrica e inteligência artificial, sintetizando uma mistura de mecânica,informática e eletro/eletrônica.
  No âmbito industrial a robótica é identificada através da automação que permite a eliminação de tempos mortos, ou seja permite a existência de "operários" que trabalhem 24 horas por dia sem reclamarem, que leva a um grande crescimento na rentabilidade dos investimentos. A presença da eletrônica na robótica é realizada principalmente através da microeletrônica, que é a integração de circuitos eletrônicos através da miniaturização dos componentes em escala microscopia.

Cientista japonês cria um robô similar a sua aparência e personalidade
(Fonte: http://jcast.com.br/2009/07/1199/)


   A área de atuação do profissional especializado em robótica esta relacionada com a automação industrial, as características de empregabilidade desta área já foram citadas no post anterior.

Pessoal obrigado por nos acompanharem e ajudem a divulgar o blog e o CADEE na faculdade quem for deste campus da UFTFPR. E quem não for Obrigado por ler.

Na próxima semana encerraremos as áreas de atuação com Gerenciamento para aqueles que não sabem se vão continuar na área de eletrônica.
Lembrem que idéias e sugestões de posts são sempre bem-vindos. Contamos com a participação de vocês

Bons estudos e boa semana a todos.

Fonte: 

Um comentário:

  1. Achei bom o artigo, não estava achando nenhuma matéria desse estilo sobre o assunto, mas aqui encontrei, muito obrigada, foi bem útil.

    ResponderExcluir